Foi publicado, em Diário da República, o Plano de Poupança de Energia 2022-2023, que «procede à definição de medidas preventivas que permitam fazer face à atual situação e a eventuais disrupções futuras, tendo sempre em vista a garantia da segurança do abastecimento de energia».
A resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, agora publicada, refere que este Plano tem como prioridades «a poupança energética, a aceleração da transição para as energias renováveis, a diversificação do aprovisionamento energético e a combinação inteligente de investimentos e reformas».
Engloba medidas distintas de redução para as áreas da energia, eficiência hídrica e mobilidade, e abrange os setores da administração pública, central e local, e privado, incluindo indústria, comércio e serviços e cidadãos.
Estas medidas complementam as medidas de implementação já existentes em instrumentos de política pública em vigor, como por exemplo o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030) e a Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE), que também contribuem para a redução do consumo de energia.