Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) foram distinguidos com a certificação de sistema de gestão integrado da qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER).
O serviço público essencial no âmbito do Sistema Público de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública mantém assim a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e segurança e saúde no trabalho, dando cumprimento às normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.
Recorde-se que os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, criados em 1928, apresentam uma nova imagem, que representa a atividade desenvolvida no que toca à Gestão dos Resíduos Urbanos e a Gestão da Atividade de Limpeza Pública.
Na nova imagem, a folha azul passou a ser verde para reforçar a orientação ambiental e a recolha de resíduos. Os SMVC assumem, assim, a recolha de resíduos em todo o concelho e a limpeza pública no centro histórico da cidade. Continua disponível, gratuitamente, o serviço de Recolha de Monstros e de Resíduos Verdes Urbanos, mediante agendamento.
A denominação social de Serviços Municipalizados de Viana do Castelo passou, em 1991, à designação de Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo.
Enquanto entidade gestora, os SMVC compreendem a necessidade de fornecer um serviço de excelência para a qualidade de vida da população e a necessidade de se constituírem como uma organização responsável pela proteção do ambiente e pela segurança e saúde dos seus colaboradores e de outras pessoas que possam ser afetadas pelas suas atividades.
O Conselho de Administração dos SMVC assume, assim, o compromisso de adotar um modelo de gestão ética e socialmente responsável, procurando considerar a defesa dos interesses dos utilizadores, a sustentabilidade dos serviços, segurança dos colaboradores e a sustentabilidade ambiental.